Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais
Inquérito
Gostaria de ter Internet wireless gratuita por toda a freguesia?
Excelente Ideia!
Já deveria estar!
Não!
Junta de Freguesia - História da Terra

FREGUESIA DE FREIXIEL

 Freixiel, freguesia do concelho de Vila-Flor, situa-se a 350 metros de altitude, entre duas pequenas colinas e abrange uma área de cerca de 33,2 quilómetros quadrados.
Tem como freguesias limítrofes Vilas Boas, Samões, Candoso, Abreiro, Navalho, Pereiros, Zedes e Mogo de Malta.
Localiza-se a 12 km da sua sede concelhia, Vila Flor.
O seu povoamento reporta-se à época Pré-Histórica, visto que há marcas de grande importância deixadas pelo Homem do Paleolítico. Também há vestígios de civilizações posteriores, como a Castreja e a Romana.
Freixiel formou concelho próprio em meados do Séc. XII, tendo a seu cargo a justiça e a administração local.


Tinha um pelourinho, o qual se conserva até hoje, e uma cadeia.
Foram donatários de Freixiel os Infantes: D Pedro, D. Carlos D. João e D.Miguel. Esta freguesia teve grande importância ao longo da Idade Média e Moderna.
Em 1836, com a reorganização administrativa do país, o concelho de Freixiel foi extinto e a freguesia integrada no município de Vila Flor.
Os núcleos mais antigos da povoação são a Rua Queimada, a Rua Grande e o Cabeço. Já no Séc. XX por volta dos anos quarenta, a povoação alargou-se formando novos bairros. A freguesia de Freixiel é constituída por três aldeias que constituem em conjunto a Paróquia de Freixiel, que tem como padroeira Santa Maria Madalena.

   
Estatísticas
Temos 3 visitantes online.
Visitas: 220.640
Login
Email:
Password:
     
Criar novo registo
Recuperar Password
Agenda de Eventos
Partilha
Mural Facebook
Neste momento não existe informação disponível.